quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O ZERÔMETRO NA REDAÇÃO DO ENEM 2014

Na última Terça-Feira (13/01/2014), o Ministério da Educação, divulgou as notas  do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado ano passado. De acordo com  as informações, de forma geral, o desempenho dos alunos ficaram abaixo se comparado com o Enem -2013.

Mas, o que chamou bem atenção foi o "zerômetro" feito na redação. Mais de meio milhão de candidatos zeraram a redação do Enem  - 2014. É importante lembrar que o tema proposto no ano passado foi: A questão da publicidade Infantil, como esperado, foi um tema que surpreendeu a maioria dos candidatos, porém não é justificativa para zerar à redação.

São muitos fatores para debater, ou melhor para analisar as causas que levaram esse grande contingente de candidatos à não pontuarem na dissertação. Para não aprofundarmos, iremos citar alguns fatores que foram fundamentais para essa derrota na redação. O primeiro fator é que, atualmente a maioria dos jovens odeiam ler e escrever, aliás os mesmos realizam leituras sobre assuntos "considerados" desinteressantes para o debate social, bem como no lugar de escrever, exercitam o fordismo virtual do "teclar" no celular, preferem utilizar abreviaturas do português brasileiro, o que acaba contribuindo para dificuldade na produção intelectual, bem como na ortografia. 
Outra questão a ser mencionada, os alunos, não se interessam em está informados sobre noticias atuais; Esse tema da publicidade infantil é uma assunto de cunho sociológico e histórico ao mesmo tempo. No segundo grau, existe um menosprezo em relação as matérias de humanas e linguagens. Grande quantidade dos alunos creditam mais nas exatas. Tendo à análise do Enem 2014, a formação sociolinguística no segundo grau é fundamental para o conhecimento de mundo dos alunos, mas os mesmos desprezam isto.


Por fim,  terminaremos com a seguinte reflexão: Sabemos que a maioria dos alunos não estão preparados para enfrentar a prova do Enem. Mas, será que o Enem, como sistema de avaliação do ensino médio, está fora da realidade ,do perfil da maioria dos alunos que passa por esse referido processo seletivo?

Sabemos que o Enem, é uma prova desgastante, que exige várias habilidades e competências, mas, a escola como espaço de formação social e cultural do cidadão, veem, ultimamente enfrentando problemas estruturais e identitários, voltados em relação com a própria comunidade escolar, com o próprio alunado, com o próprio profissional de educação e principalmente com as rugosidades colocadas pelo Estado. Fica muito difícil com tantas rugosidades preparar realmente o alunado da escola pública brasileira principalmente, aquelas situadas em espaços de grandes entraves sociais.

O que resta é. que este zerômetro na redação sirva de lição que a educação é coisa séria, que o estudo é algo que deve ter em conta planejamento, investimento e muita ação do poder público e principalmente da família.


POR: ECÍRIO BARRETO;´.

Um comentário:

  1. Ótimas colocações!
    Infelizmente....e bem antes desta dura realidade da reprovação dos candidatos no ENEM, já existiam pesquisas científicas, relatos e debates sociais que já apontavam a real situação de carência intelectual nas instituições do ensino médio brasileiro.

    Talvez, quando todos nós (pais, filhos, professores, alunos, gestores, líderes) nos sentirmos responsáveis pelo progresso da educação neste país, seremos um povo vitorioso em vários aspectos.

    ResponderExcluir